Cultura
Ilha do Marajó recebe Festival Choro Jazz 2025 com quarteto inédito
Cultura
Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Gabriel Grossi e Michael Pipoquinha dividirão o mesmo palco em uma apresentação única e inédita no Festival Choro Jazz 2025. A proposta ousada da curadoria do festival reúne o talento multigeracional desses artistas consagrados em um quarteto criado especialmente para esta edição do evento.

O festival acontece em Soure, na ilha do Marajó, entre os dias 8 e 13 de julho e marca a história do festival, como afirma a Aline de Moraes, diretora executiva do Festival Choro Jazz.
Em 2025 a gente volta para o Marajó, no Pará, com o Festival Choro Jazz, que completa 16 anos e que tem por missão a democratização da música instrumental. Para que ela saia desse lugar de elite. A gente conta com o patrocínio da Petrobras nessa empreitada, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e temos a parceria com a Prefeitura de Soure. De 8 a 10 são oficinas gratuitas com grandes mestres, e de 11 a 13 os shows, tudo gratuito”.
O show promete não apenas uma fusão sonora entre mestres da música brasileira contemporânea, mas também um momento simbólico de valorização cultural em um dos territórios mais ricos do país.
A expectativa é de que o evento atraia amantes da música instrumental de todas as regiões do Brasil, consolidando o festival Choro Jazz como um dos mais importantes encontros da música de qualidade no cenário nacional.
Cultura
Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado
A capital capixaba sedia, a partir deste sábado (18), a 33ª edição do Festival de Cinema de Vitória. Serão oito dias de exibições gratuitas de mais de 90 filmes, em diferentes gêneros, como comédia, terror, romance e ficção científica.

As produções do evento se dividem em 11 mostras, com longas e curtas-metragens e obras de cineastas capixabas, experimentação de linguagens e estéticas, temáticas que incluem mulheres, cinema ambiental e negritude. As avaliações dos filmes exibidos são feitas por um júri técnico e por um júri popular.
A produtora executiva do festival, Larissa Delbone, explica o objetivo do projeto:
“O nosso grande objetivo com o Festival de Cinema de Vitória é fomentar a produção audiovisual brasileira, aumentar a quantidade de janelas de exibição e fazer essa conexão mesmo entre o público e os filmes. Para a gente, é uma honra ter uma exibição tão diversificada e um festival tão grande como a nossa edição deste ano.”
Nesta edição, o evento homenageia o cineasta capixaba Rodrigo Aragão e a atriz Camila Morgado, duas referências do cinema brasileiro. Larissa Delbone fala sobre a escolha dos artistas:
“Nós temos muita alegria na escolha desses dois homenageados. A Camila Morgado é uma das atrizes mais diversas, que tem papéis no cinema que são muito importantes, que levaram o cinema nacional para outros lugares. Rodrigo Aragão é a personalidade do cinema capixaba, que tem filmes premiadíssimos na sua carreira, que desenvolve um gênero de cinema que é muito peculiar e que ele é um dos nomes mais importantes do país.”
Entre os filmes que serão exibidos estão o documentário carioca A Fabulosa Máquina do Tempo, dirigido por Eliza Capai; Cinema, Poema e Gangrena, de Gustavo Guilherme da Conceição; Superfície, de Carolina Campista; e Liberdade de Morar, de Penha Souza.
O evento promove ainda atividades de formação gratuita em diversas áreas do audiovisual, com foco em Direção de Arte, Direção de Documentário, Roteiro e Carreira.
O Festival de Cinema de Vitória vai até o próximo dia 25, no Sesc Glória, centro da cidade.
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política3 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso6 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá6 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Política4 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













