OAB

OAB-MT promove a qualificação de jovens advogados com palestras on-line

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: OAB-MT promove a qualificação de jovens advogados com palestras on-line

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad), realizou na noite de terça-feira (26), a 1ª Edição do Projeto “Da Jovem pra Jovem”, com a participação de jovens advogados de todo o estado. “A adesão foi excelente e começamos muito bem o projeto. Muitos outros encontros serão realizados, com palestras dos mais diversos temas, sempre abordando questões de interesse da jovem advocacia”, afirmou Carlos Eduardo Guerra Kneip Rosa, presidente da Cojad.

 

O Projeto “Da Jovem pra Jovem”, de iniciativa da Cojad, visa o fortalecimento técnico e profissional dos advogados que estão no início da carreira. A proposta central é criar um ambiente de formação contínua, no qual jovens advogados compartilham conhecimentos com seus pares, com linguagem prática e ajustada ao cotidiano da advocacia.

 

“A Cojad é a maior comissão temática da OAB-MT, com mais de 350 membros, e com esse novo projeto está contribuindo para a qualificação de jovens advogados de todo Mato Grosso. Com palestras realizadas sempre de forma on-line, por meio da nossa Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), o conteúdo alcança todas as Subseções do estado. Uma iniciativa que me enche de alegria”, disse Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT.

 

imgOs encontros periódicos têm palestras ministradas por advogados que fazem parte da Cojad. “Reforça a identidade institucional da jovem advocacia ao permitir que cada membro compartilhe sua experiência, fortaleça suas habilidades docentes e contribua para a formação coletiva, além de ser um espaço que promove a integração entre advogados e advogadas de todo o estado”, destaca Giovane Santin, vice-presidente da OAB-MT e coordenador geral das comissões temáticas da Seccional.

 

Na 1ª Edição, realizada nesta semana, a palestrante foi a jovem advogada Estefany Alves Coelho, da 6ª Subseção de Sinop. 

 

O projeto tem, nesta primeira fase, a temática “Advocacia Jovem em Movimento: Técnica, Gestão e Identidade Profissional” e busca articular conteúdos jurídicos tradicionais com aspectos contemporâneos da profissão.

 

Os eventos sempre serão realizados pela Plataforma Digital da ESA-MT, que emite a certificação para os participantes. 

 

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Congresso consolida Mato Grosso no debate nacional sobre reestruturação empresarial

Publicados

em

Foto da Notícia: Congresso consolida Mato Grosso no debate nacional sobre reestruturação empresarial

imgCom auditório lotado, participação de cerca de 500 pessoas em dois dias e a presença de alguns dos principais nomes do Direito da Insolvência no país, o VIII Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial de Mato Grosso encerrou nesta sexta-feira (19.06) mais uma edição consolidado como um dos mais relevantes fóruns de discussão sobre recuperação judicial, falência e reestruturação empresarial do Brasil.

 

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou que Mato Grosso tem assumido protagonismo nacional nos debates sobre recuperação judicial e reestruturação empresarial, especialmente em razão da força do agronegócio e da complexidade das cadeias produtivas instaladas no Estado.

 

img“A recuperação judicial passou a ocupar uma posição estratégica para o desenvolvimento econômico brasileiro. Mato Grosso tem lugar de destaque nesse cenário e, por isso, a OAB-MT assumiu o compromisso de promover discussões qualificadas e contribuir para o fortalecimento das boas práticas que garantam mais eficiência, transparência e segurança jurídica aos processos de recuperação”, afirmou.

 

O evento reuniu advogados, magistrados, desembargadores, ministros, administradores judiciais, representantes do sistema financeiro, empresários, acadêmicos e operadores do Direito de diversas regiões do país para debater sobre os desafios atuais da recuperação empresarial, em um momento marcado pelo aumento dos pedidos de recuperação judicial, especialmente no agronegócio.

 

img

“Mato Grosso está hoje no centro de importantes discussões sobre recuperação judicial, especialmente por conta da relevância do agronegócio para a economia nacional. O congresso mostrou que o Estado não apenas acompanha esse debate, mas também contribui para a construção das soluções que serão aplicadas nos próximos anos”, avaliou a presidente da Comissão Estadual de Falência e Recuperação de Empresa (CELFRE), Aline Barini Néspoli.

 

Os painéis abordaram temas que estão no centro das discussões jurídicas e econômicas do país, como crédito rural, recuperação de produtores rurais, papel das cooperativas, garantias fiduciárias, financiamento de empresas em crise, transações tributárias, mediação, arbitragem, passivos ambientais, governança, segurança jurídica e os impactos das recentes mudanças legislativas e jurisprudenciais sobre o ambiente de negócios.

 

imgA programação contou com nomes de destaque nacional, entre eles o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel Justino Bezerra Filho; o professor da PUC-SP, Ivo Waisberg; a professora da USP, Sheila Cerezetti; o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Sacramone; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda; além do professor da Universidade de Florença, Alessandro Luciano, que trouxe ao congresso a experiência europeia na condução de processos de insolvência e reestruturação empresarial.

 

Os debates também evidenciaram a crescente relevância do agronegócio dentro do sistema recuperacional brasileiro. Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, tem ocupado posição de destaque nas discussões nacionais sobre recuperação judicial de produtores rurais, crédito agrícola e segurança jurídica nas operações do setor.

 

Entre os temas que mais mobilizaram os participantes estiveram os limites da recuperação judicial no campo, a essencialidade de ativos e grãos, a preservação das garantias dos credores, a atuação das cooperativas, o financiamento da atividade rural e a necessidade de construção de soluções específicas para a realidade do agronegócio brasileiro.

 

imgOutro eixo que permeou praticamente todos os painéis foi a busca por mecanismos capazes de evitar que empresas cheguem à recuperação judicial em situação irreversível. Mediação, recuperação extrajudicial, negociação prévia, aporte de capital, financiamentos estruturados e métodos consensuais de resolução de conflitos foram apontados como ferramentas cada vez mais importantes para a preservação de empresas e empregos.

 

A segurança jurídica foi a base de diversos debates. Magistrados, advogados e representantes do mercado financeiro defenderam maior uniformidade na interpretação das normas de insolvência e destacaram a importância da previsibilidade para garantir investimentos, acesso ao crédito e estabilidade das relações econômicas.

 

Além do conteúdo técnico, um dos aspectos mais elogiados pelos participantes foi justamente a qualidade dos debates e do corpo de palestrantes. A presença de profissionais com atuação nos principais casos de recuperação judicial do país transformou o congresso em um ambiente de troca de experiências práticas, discussão de jurisprudência recente e análise de tendências que devem influenciar o futuro da insolvência empresarial no Brasil.

 

“Mais do que discutir crises, o congresso se consolidou como um ambiente para construção de soluções. Esse sempre foi o propósito do evento: aproximar diferentes visões, fomentar o diálogo e contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de reestruturação e recuperação empresarial brasileiro”, finalizou a presidente da CELFRE, Aline Barini Néspoli.

 

 

 

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Assessoria de Imprensa CELFRE

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA