Política
Emanuelzinho aparece na frente em pesquisa para deputado federal em Cuiabá
Política
O deputado federal Emanuelzinho (PSD) aparece com o maior percentual de citações na pesquisa espontânea para deputado federal entre os eleitores de Cuiabá. Levantamento realizado pelo Instituto Percent Brasil aponta o parlamentar com 2,5% das intenções de voto, seguido pela ex-primeira-dama de Mato Grosso Virgínia Mendes (União), com 2,3%.
Na sequência, aparecem os deputados federais Coronel Assis (PL) e Fábio Garcia (União), empatados com 2% das citações. Coronel Fernanda (PL) registra 1,3%, enquanto a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) aparece com 1,2%.
O levantamento também cita Coronel Roveri (Podemos), com 1,1%, e o delegado Fred Murta (Podemos), com 1%. Dr. Giovanni (PL) soma 0,7%. Nelson Barbudo (Podemos), Procurador Mauro (PSD) e Fernando Medeiros do Japidinho (Republicanos) aparecem com 0,5% cada.
Um dos principais dados da pesquisa é o elevado número de eleitores que ainda não definiram o voto. 78% dos entrevistados não souberam responder ou se declararam indecisos, enquanto 2,3% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. Como se trata de uma pesquisa espontânea, os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados.
A pesquisa foi realizada presencialmente em Cuiabá entre os dias 15 e 18 de setembro, com 600 eleitores. A coleta utilizou a metodologia face to face, tendo como referências dados do IBGE, da PNAD e do Tribunal Superior Eleitoral.
O levantamento possui 95% de nível de confiança e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo informações divulgadas sobre a pesquisa. O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números MT-02166/2026 e BR-08302/2026.
Os números refletem as respostas dos eleitores entrevistados no período da coleta e não constituem previsão do resultado das eleições.
Mato Grosso
Max ‘fecha’ com 18 deputados e mira 130 prefeitos para ampliar votação de Flávio Bolsonaro em MT
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), afirmou que Mato Grosso pode ampliar em até 10 pontos percentuais a votação de Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (7), durante ato suprapartidário que reuniu deputados estaduais, lideranças políticas e candidatos eleitos em apoio à candidatura do senador.
No primeiro turno, Flávio Bolsonaro recebeu 65,15% dos votos válidos em Mato Grosso, e Lula (PT) ficou em segundo lugar, com 29,18%.
Para Max, uma das estratégias é ampliar o comparecimento às urnas. No primeiro turno, cerca de 600 mil eleitores de Mato Grosso se abstiveram de votar.
Por isso, o deputado defendeu uma mobilização direta nos municípios, com diálogo com eleitores e busca por votos de candidatos que não chegaram à segunda etapa. “Se Mato Grosso subir 10% de voto, vai dar quase 200 mil votos. Isso pode ser uma diferença em uma eleição disputada como essa”, afirmou Max.
Ainda segundo Max Russi, 18 dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso já manifestaram apoio ao candidato do PL.
A articulação surgiu a partir de uma proposta do deputado Gilberto Cattani (PL) e ganhou adesão de parlamentares de diferentes siglas. A mobilização também foi formalizada por meio de uma carta de apoio apresentada durante o encontro.
Durante o encontro, os participantes também mencionaram a expectativa de adesão de mais de 130 prefeitos de Mato Grosso à candidatura de Flávio Bolsonaro.
Participaram do ato os deputados estaduais eleitos e reeleitos Max Russi (Podemos), Gilberto Cattani (PL), Chico Guarnieri (PSDB), Fabinho Tardin (Podemos), Léo Bortolin (MDB), Alessandra Ferreira (Podemos), Valmir Moretto (Republicanos), Sebastião Rezende (União Brasil), Nininho (Republicanos), Beto Dois a Um (Podemos), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (Podemos) e Samantha do Abílio (PL).
Também participaram Elson Ramos (Podemos), eleito suplente de senador na chapa de Mauro Mendes; Coronel Roveri (PL), eleito deputado federal; e Ilde Taques (Podemos), vereador e presidente eleito da Câmara Municipal de Cuiabá. E Fernando Gorgen (Podemos), Fred Murta (Podemos) e Eduardo Sanches (União), que disputaram as eleições de 2026.
-
Mato Grosso7 dias atrásBatalha judicial e suspeitas de cerceamento colocam em xeque a legitimidade da eleição do SISMA-MT
-
OAB6 horas atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso6 horas atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso6 horas atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
Mato Grosso6 horas atrásDr. João aparece em terceiro na pesquisa é o nome mais bem colocado do MDB
-
Política7 dias atrásJanaina rebate Medeiros e nega “duas caras”: “O que falo na frente, sustento quando não estou”
-
Mato Grosso6 horas atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Polícia7 dias atrásParaguaio é a terceira vítima entre três mortos em queda de avião em Mato Grosso












