Mato Grosso
SALVAR VIDAS: Deputado Dr. João propõe campanha estadual de esclarecimento sobre transplantes de órgãos em Mato Grosso
Mato Grosso
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dr. João (MDB) anunciou, nesta terça-feira (21), que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa irá promover uma campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e a morte encefálica, em parceria com a Secretaria de Saúde e os veículos institucionais da Casa, como a TV e Rádio Assembleia.
A proposta surge em um momento em que Mato Grosso retoma os procedimentos, depois de uma intensa articulação do deputado Dr. João, que é médico nefrologista e foi responsável por realizar o primeiro transplante renal do estado.
“Nós vamos fazer aqui pela Comissão de Saúde uma campanha massiva de esclarecimento. Precisamos explicar à população o que é a morte encefálica, mostrar que todo o processo é feito com transparência e respeito. Vamos usar a TV e a Rádio Assembleia para levar informação e também histórias de quem teve a vida salva por um transplante”, afirmou o parlamentar.
Transplantes voltam a ser realizados no Estado
Segundo informações apresentadas pela secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, nenhum transplante renal havia sido realizado em 2024, embora o Estado tenha feito diversas captações de órgãos e tecidos.
A retomada só ocorreu em janeiro de 2025, após a assinatura do contrato com o Hospital São Matheus, em setembro do ano anterior. Desde então, quatro transplantes renais foram realizados, todos com doadores vivos, e há outros quatro agendados para os dias 24, 25 e 26 de outubro.
“Já estamos aptos a realizar transplantes com doadores cadáveres. As dificuldades têm sido encontrar pacientes compatíveis e aptos. Também iniciamos junto ao São Matheus a habilitação para transplante hepático”, explicou Fabiana.
Atualmente, 88 pacientes renais crônicos estão aptos e aguardando na fila estadual. Em casos de compatibilidade, a prioridade é sempre para pacientes de Mato Grosso; caso não haja, o órgão é repassado à Central Nacional de Transplantes.
Fila de córnea zerada e novos avanços
A secretária adjunta também destacou que o Estado zerou a fila de transplantes de córnea, mantendo toda a captação e doação dentro de Mato Grosso.
“Todos os pacientes que estavam na fila e buscaram atendimento em outros estados continuam sendo contatados sempre que surge um órgão disponível. Hoje, o Estado está habilitado a realizar tanto o pré quanto o pós-transplante”, ressaltou.
Fabiana aproveitou para esclarecer dúvidas comuns sobre o processo de doação e combateu boatos que circulam nas redes sociais.
“Existe uma fila única e nacional. Não há privilégios, como muitos acreditaram no caso do apresentador Faustão. O que define a prioridade é o estado clínico do paciente, não sua posição social”, afirmou.
Esclarecimento e sensibilização da sociedade
Dr. João destacou que a principal barreira ainda é a falta de informação e o medo da população, especialmente sobre o diagnóstico de morte encefálica.
“Queremos que as famílias compreendam que o coração do paciente ainda bate, mas a atividade cerebral cessou. Há todo um protocolo médico, com diagnósticos clínicos e exames específicos, e a família pode indicar um médico de confiança para acompanhar o processo. Tudo é feito com total transparência”, explicou o deputado.
O parlamentar reforçou que a campanha será uma ação conjunta entre a Assembleia e a SES-MT, com o objetivo de aumentar as doações e salvar vidas.
“A informação é a principal aliada para romper o preconceito e incentivar a solidariedade. Vamos usar a comunicação pública para fazer esse bem coletivo”, concluiu.
OAB
Paranatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
A conexão entre a Seccional e a advocacia do interior marcou a semana da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), com as primeiras edições do projeto Conecta Advocacia, realizadas em Paranatinga, Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis.
“A advocacia mato-grossense é uma só e vamos caminhar sempre juntos, com a conexão fortalecida a cada dia, sempre aptos a atender às demandas que surgirem. Para isso, nada melhor que se qualificar, se atualizar, este é o caminho seguro para de uma trajetória de sucesso”, afirma a presidente.

Presente nos encontros, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, fez palestas e compartilhou experiências por onde passou. “É muito positiva a avaliação desta primeira rodada. Os encontros demonstram a importância de estarmos próximo das Subseções”.
O projeto foi idealizado pela presidente da Subseção de Paranatinga, Jéssyca Nagano, e veio ao encontro da proposta da OAB-MT e da ESA de realizar um circuito itinerante de qualificação, atualização e valorização da advocacia do interior.
Em Paranatinga, a presidente Jéssyca destacou a qualidade do evento e a importância de levar iniciativas da Seccional para o interior. “Foi incrível, de altíssimo nível técnico. Agradeço à Seccional por estar a cada dia mais conectada conosco”.
A presidente da OAB de Primavera do Leste, Ethiene Brandão, também ressaltou a relevância da iniciativa para aproximar a advocacia e fortalecer a classe. “O Conecta Advocacia é mais uma oportunidade proporcionada aos profissionais da região, espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências”, reafirmou.
Um café da manhã, com debates sobre diversos temas jurídicos. Assim foi a edição de Poxoréu. A presidente da 13ª Subseção, Flávia Gomes, avalia que foi um encontro excelente.
Em Campo Verde, a presidente da Subseção, Maurytania Bauermeister, definiu o Conecta Advocacia como um importante espaço de troca de conhecimentos, networking e união. “O Conecta uniu advocacia e academia, trazendo a realidade da profissão, suas transformações e os desafios de quem escolheu advogar”.
Encerrando a semana em Rondonópolis, o presidente da Subseção, Bruno de Castro, celebrou a realização do projeto na cidade. “É uma alegria fechar a semana com o projeto Conecta Advocacia, evento de excelência, com profissionais de renome”.
Um deles é o advogado Giovanni Machado, vice-presidente do TED da OAB de Goiás, um dos maiores influenciadores jurídicos do país. “Foram dias de troca de muito conhecimento técnico, que é a base de diferenciação profissional e conexões, que agregam muito pra os advogados e estudantes de Direito”.
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Mato Grosso6 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso6 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá6 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Cuiabá6 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política6 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis












