Mato Grosso

Corpo de Bombeiros e parceiros reforçam estratégia de prevenção no Parque Serra Azul

Publicado em

Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou da 1ª Reunião Integrada Preventiva contra Incêndios Florestais no Parque Estadual Serra Azul (1ª RIP-FOGO), localizado em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). O encontro teve como objetivo reforçar o compromisso coletivo com a preservação do parque e de seu entorno, por meio de um planejamento antecipado e estratégico voltado à prevenção e à resposta coordenada diante de possíveis incêndios florestais.

A reunião foi realizada na quarta-feira (11.2) e contou com a presença da gerente do Parque Estadual Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, além de representantes de órgãos públicos, brigadistas, gestores e parceiros.

Na ocasião, foi realizada a entrega do Termo de Compromisso Institucional da Rede Integrada de Proteção contra Incêndios Florestais (RIP-CIF), fortalecendo a cooperação entre as instituições envolvidas e reafirmando o compromisso conjunto com a prevenção, o combate e a gestão integrada do fogo no parque.

De acordo com o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), a reunião junto à equipe do parque consolida um importante espaço de articulação entre instituições dedicadas à proteção ambiental e à resposta integrada diante de eventuais ocorrências no parque.

Para este ano, já está em elaboração o Plano Operacional da Temporada de Incêndios Florestais (Potif), documento que orientará as ações estratégicas para o período de maior seca no Estado no estado, definindo prioridades, áreas sensíveis, fluxos de comunicação e diretrizes de mobilização interinstitucional.

“A reunião reforçou a importância da união de esforços e da construção de estratégias colaborativas para proteger o Parque Estadual Serra Azul, garantindo a conservação de seus ecossistemas e a segurança da região e de todos que dependem dele, especialmente nos períodos de maior seca”, destacou o comandante.

Ainda durante a reunião, também foram apresentados a estrutura e os resultados da Gestão de Incêndios Florestais conduzida pelo BEA. Foi detalhado ainda o ciclo operacional, composto pelas fases de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização, que orientam, de forma integrada, todas as ações da corporação.

Os participantes conheceram, ainda, os avanços nas estratégias de prevenção, a qualificação das equipes, a eficiência da resposta imediata e o fortalecimento das ações realizadas no ano passado e que devem ser reforçadas neste ano. Em 2025, a atuação coordenada e o monitoramento contínuo possibilitaram uma resposta rápida e eficaz, refletindo na redução recorde dos focos de calor e dos eventos do fogo em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Flávia Moretti culpa presidente da Câmara por travar projetos e agravar crise em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), responsabilizou o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), pelo agravamento da crise financeira enfrentada pelo município. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), a gestora afirmou que a falta de aprovação de projetos enviados pelo Executivo tem impedido o acesso a recursos e prejudicado o equilíbrio das contas públicas.

As declarações ocorreram após a publicação dos decretos que declararam situação de calamidade financeira no município e no Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Segundo Flávia, a administração assumiu uma dívida bilionária relacionada a precatórios, mas a situação teria sido agravada por decisões tomadas pelo Legislativo. A prefeita afirmou que buscou apoio do presidente da Câmara no início do mandato, mas passou a enfrentar resistência.

“Desde que assumi, pedi apoio ao presidente Wanderley Cerqueira, mas ele decidiu engessar e atrapalhar a prefeitura e a cidade toda”, declarou.

Entre as críticas feitas pela prefeita está a redução da margem de remanejamento do orçamento municipal, que teria passado de 30% para 5%. Segundo ela, a alteração limitou a capacidade da gestão de redistribuir recursos entre as secretarias e afetou áreas consideradas prioritárias.

“Essa medida comprometeu a utilização de verbas destinadas a áreas prioritárias e dificultou o funcionamento da máquina pública”, afirmou.

Outro ponto destacado por Flávia foi a tramitação de projetos de lei encaminhados pela Prefeitura à Câmara. De acordo com a prefeita, mais de 25 propostas consideradas essenciais estão paradas há meses no Legislativo.

“Hoje, temos mais de 25 projetos de leis cruciais parados na Câmara Municipal há meses. Projetos que liberam recursos para a saúde, educação e custeio da cidade. Todos precisam ser votados, mas esses projetos de leis não são sequer pautados pelo presidente”, disse.

A prefeita afirmou ainda que a postura do presidente da Câmara teria motivação política e estaria fazendo com que a população atribuísse ao Executivo problemas relacionados à falta de investimentos e dificuldades na prestação de serviços públicos.

“Essa atitude faz com que a população pense que é a prefeitura que não está fazendo o seu dever”, declarou.

Apesar das críticas ao Legislativo, Flávia Moretti afirmou que a administração municipal seguirá adotando medidas para manter os serviços essenciais e garantir o pagamento dos servidores, enquanto busca reorganizar as finanças de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA