Cuiabá
Semob reforça fiscalização no entorno dos cemitérios neste Dia de Finados
Cuiabá
A movimentação de visitantes nos cemitérios de Cuiabá durante o feriado de Finados, nesta segunda-feira (2), contará com o acompanhamento de equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.SegP). A atuação dos agentes de trânsito e de segurança tem como objetivo garantir a segurança dos visitantes, organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez na circulação de veículos e pedestres durante o período de maior movimentação nas imediações dos cemitérios.
As equipes estarão atentas às condições de tráfego, orientando motoristas e pedestres, além de acompanharem possíveis pontos de congestionamento e situações que possam comprometer a mobilidade e a segurança no entorno dos cemitérios.
A operação busca assegurar tranquilidade às famílias que irão prestar homenagens aos entes queridos, contribuindo para que o deslocamento e o acesso aos espaços ocorram de forma organizada e segura.
Conforme a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda, é importante que os condutores respeitarem a sinalização, evitem estacionamentos irregulares e redobrem a atenção com os pedestres, especialmente nas proximidades dos espaços.
“Nosso compromisso é garantir que as pessoas possam vivenciar o Dia de Finados com tranquilidade, respeito e segurança. Estaremos com nossas equipes acompanhando a movimentação no entorno dos cemitérios, orientando motoristas e pedestres e trabalhando para que o trânsito flua da melhor maneira possível. Mais do que organizar a mobilidade, queremos assegurar que esse momento de homenagem às famílias aconteça com segurança e acolhimento”, destacou Francyanne.
Caso haja necessidade de atendimento específico, o cidadão pode acionar equipe por meio do Fiscalizap 65 99235-6950
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Diretores destacam transparência e avanço democrático na escolha de gestores escolares em Cuiabá
Diretores da rede municipal de ensino de Cuiabá manifestaram reconhecimento e satisfação com a realização do processo seletivo para escolha dos gestores das unidades educacionais. A iniciativa foi avaliada pelos participantes como um avanço na gestão democrática, por valorizar critérios técnicos, ampliar a transparência e oferecer aos profissionais a oportunidade de apresentar suas experiências e propostas. No total, 173 diretores e 195 coordenadores pedagógicos foram aprovados no processo e foram recepcionados em uma cerimônia na noite de quarta-feira (28), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com o prefeito Abilio Brunini e o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira dando as boas-vindas e falando da expectativa do trabalho, e do período de transição em virtude do ano letivo em fase de conclusão.
O Seletivo contou com diferentes etapas, incluindo prova escrita, elaboração de projeto, análise de documentos e apresentação de plano de trabalho. Para muitos dos diretores, o formato implementado para escolha dos diretores é inédito, o que possibilitou mais transparência e fortaleceu a participação dos profissionais, afastando decisões baseadas apenas em indicações.
A diretora Jucineide de Moraes Barrosa, atual diretora da Emeb Elza Luiza Esteves, do bairro Canjica, que participou da seleção para a direção da Emeb Lenine de Campos Póvoas, no bairro Jardim União, região onde ela reside, destacou a importância desse novo momento para a rede. “Este momento é um marco, depois de muitos anos com escolhas feitas por indicação, hoje estamos vivenciando um novo momento, passando pelo o processo seletivo que permitiu que os candidatos demonstrassem seu potencial e tornou a seleção mais democrática. É muito gratificante, é uma evolução, super democrático”, frisou.
A diretora Eliane de Matos, diretora do Ceic Mariuza do Carmo Ojeda de Barros , no bairro Tijucal, pleiteou a vaga para continuar no local, e também ressaltou a transparência e as etapas da seleção. Após três anos à frente de uma unidade, ela comemorou a possibilidade de permanecer na gestão e dar continuidade ao trabalho desenvolvido com a comunidade escolar. “O resultado representa motivo de alegria e reconhecimento pelo esforço realizado ao longo do processo. Muito gratificante, o seletivo veio para fortalecer mais esse trabalho de transparência, foram várias etapas até a nomeação. Permanecer no local é motivo de festa para toda a comunidade, poder dar continuidade ao meu trabalho junto à equipe, um trabalho que tanto gosto, com eficiência onde procuro sempre dar o melhor de mim. Unidade de creche requer muito, começa 6h e vai até às 18h, é desafiador, mas é gratificante”, revelou.
O diretor-presidente do Colegiado dos Diretores, Sérgio Henrique Lacerda, avaliou que a seleção contribui para que as unidades contem com profissionais preparados para planejar e organizar o trabalho escolar. Ele destacou que uma gestão qualificada pode favorecer melhores condições de trabalho para os servidores e garantir às crianças acesso, permanência e aprendizagem. “Hoje quero dizer da nossa satisfação e felicidade de estarmos vivendo esse momento, onde todos passaram por um processo seletivo e isso fortalece a gestão democrática, permitiu que todos participassem e ao final chegar a esse resultado das escolhas. Que todos possam fazer um grande trabalho, alcançar as nossas crianças, nossos servidores que estão nas escolas, permitindo melhores condições de trabalho, escola organizada, principalmente planejada e que possam entregar uma escola que dê condições para as crianças terem acesso de permanência e sucesso”.
Segundo Sérgio, as etapas do seletivo são necessárias, precisa o ciclo de estudos, pelas avaliações, uma vez que permite chegar profissionais que são extremamente técnicos e ajuda a mensurar a própria capacidade.
O secretário Municipal de Educação, Reginaldo Teixeira agradeceu a todos os profissionais e equipes envolvidos na seleção, e reforçou o compromisso com a gestão democrática e com a valorização de gestores preparados para conduzir as unidades escolares com responsabilidade, transparência e foco na qualidade da educação pública.
O prefeito Abilio Brunini reconheceu os esforços de todos os aprovados e destacou convidando para subir ao palco, os diretores e coordenadores que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar com as melhores notas no processo seletivo, sendo eles:
Diretores:
1º lugar – Amanda Laura Siqueira Alt – 96 pontos
2º lugar – Janaina Kobaiakawa Gaspareto – 92 pontos
3º lugar – Anderson de Souza Santana, 91 pontos
Coordenadores:
1º lugar – Jucilene Oliveira de Moura – 99.4 pontos, a maior nota de todos
2º lugar – Josilene Maria Tessari – 92.6 pontos
3º lugar – Gisele de Figueiredo Taques Castro, 91 pontos.
O prefeito também abordou a importância do trabalho dos gestores e de manter a boa convivência entre todos na unidade onde liderarem. Atentos, os participantes por diversas vezes manifestaram concordância com aplausos aos ensinamentos e conselhos visando resultados positivos junto aos alunos.
A escolha dos diretores vem acompanhada de um período de transição até seguirá até o final do ano letivo. Oportunidade para participar de formações e conhecer a realidade da escola, sua estrutura, a prestação de contas e as necessidades da comunidade. A medida busca assegurar uma troca planejada, sem interromper as atividades escolares.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop7 dias atrásSinop abre semana com 261 vagas de emprego disponibilizadas pelo Sine
-
Várzea Grande7 dias atrásConselho da Cidade de Várzea Grande analisa projetos de empreendimentos em sessão extraordinária
-
Várzea Grande7 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande7 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá convoca 02 candidatos para o cargo de Professor Pedagogo e Professor de Educação Física
-
Cuiabá7 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Primavera do Leste7 dias atrásConcurso público da prefeitura de Primavera do Leste terá provas neste domingo; veja como consultar o local










