Cuiabá

Educação de Cuiabá abre cronograma de matrículas para 2027; confira as datas

Publicado em

Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá deu início ao processo de matrículas escolares para o ano letivo de 2027. Conforme o cronograma, a primeira fase será de rematrícula e prevalência, iniciada no dia 3 e com término previsto para 9 de novembro.

A rematrícula é automática para estudantes que já fazem parte da rede municipal de ensino de Cuiabá e serve para atualização cadastral diretamente na secretaria da unidade educacional à qual pertencem.

Entre os dias 10 e 16 de novembro, será realizada a etapa de prevalência e redimensionamento. Trata-se da matrícula de estudantes que já integram a rede municipal de educação e precisam ser transferidos para outra escola porque a unidade de origem não oferece o ano que irão cursar. A Coordenadoria de Microplanejamento Escolar (CMPE) fará a indicação da nova unidade, conforme os encaminhamentos entre as escolas de origem e destino.

As matrículas para alunos novos começarão no dia 23 e seguirão até 27 de novembro, exclusivamente pelo sistema Matrícula Web, para vagas em creches. A solicitação é destinada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Matrícula Web, disponível no endereço https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login/. O sistema estará aberto a partir das 8h do dia 23 de novembro até as 23h59 do dia 27 de novembro.

Para efetuar a solicitação, pais ou responsáveis deverão acessar a plataforma, preencher os dados solicitados, informar os dados da criança e indicar a unidade educacional pretendida, seguindo as orientações disponibilizadas no próprio portal.

O resultado da classificação será divulgado no período vespertino do dia 11 de dezembro. A efetivação das matrículas das crianças contempladas deverá ser feita entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Etapa Escola

A solicitação de matrícula pelo sistema Matrícula Web (https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login/) para alunos novos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental ocorrerá em duas fases, a partir de janeiro de 2027.

A primeira será realizada de 4 a 8 de janeiro e será destinada a estudantes com prioridade legal. O resultado dessa fase, mediante comprovação da prioridade, será divulgado no dia 11 de janeiro.

De 11 a 15 de janeiro de 2027, ocorrerá a segunda fase, que contemplará os demais estudantes novos e aqueles com prioridade legal que não fizeram a solicitação na primeira etapa. A efetivação da pré-matrícula será realizada nas unidades educacionais.

Ponto de apoio presencial

Para auxiliar pais e responsáveis que não possuem acesso à internet ou necessitam de orientação para realizar o procedimento, a SME disponibilizará um ponto de apoio presencial na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

O atendimento presencial para as matrículas via Web será realizado de 23 a 27 de novembro de 2026, das 8h às 17h. No local, as famílias poderão receber orientações e auxílio para acessar o Portal Matrícula Web e registrar a solicitação. O mesmo atendimento será disponibilizado em janeiro, para as matrículas de alunos novos da Etapa Escola.

O atendimento tem caráter de apoio ao procedimento de inscrição e não representa garantia de vaga ou prioridade na classificação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá planeja ampliar atendimento a autistas com nova secretaria e expansão do Centro Amar

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá pretende ampliar a rede de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições relacionadas à neurodiversidade. Entre as iniciativas está a criação da Secretaria Municipal do Autismo e da Neurodiversidade, anunciada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), que deverá concentrar ações de diferentes áreas e facilitar o acesso das famílias aos serviços públicos.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, que participa da elaboração do projeto da nova pasta, apresentou nesta quarta-feira (4) algumas das primeiras propostas. Segundo ela, a intenção é construir uma estrutura que integre políticas de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, lazer e oportunidades de trabalho.

Uma das principais preocupações identificadas pela equipe é a falta de informação enfrentada por famílias que recebem um diagnóstico de autismo e não sabem quais caminhos seguir para conseguir atendimento especializado e garantir os direitos previstos na legislação.

“Então, o ponto principal eu acho que é a gente ter um espaço onde a gente possa recebê-los, porque hoje a gente não tem um local específico onde as pessoas possam tirar dúvidas, onde possam receber todo tipo de acolhimento e informação sobre o que tem”, afirmou Michelle.

A proposta é que a secretaria funcione como uma referência para orientar pais, mães, responsáveis e pessoas neurodivergentes, indicando serviços disponíveis, encaminhamentos e possibilidades de acompanhamento na rede pública.

Ampliação do Centro Amar

Outro eixo prioritário será o fortalecimento do Centro Amar, unidade municipal especializada no atendimento a crianças autistas e suas famílias. A procura pelos serviços tem aumentado, o que levou a gestão a planejar a expansão da estrutura.

Entre as primeiras medidas está a implantação de uma nova unidade na região do CPA, além da possibilidade de levar atendimentos a outros bairros, reduzindo a necessidade de deslocamento das famílias até regiões mais distantes.

“A nossa ideia também é ampliar o Centro Amar. O Centro Amar está fazendo um brilhante trabalho, a procura está muito grande. Então, acho que um dos nossos primeiros pontos vai ser também ampliar o Centro Amar”, declarou a secretária.

De acordo com Michelle, Samanta já trabalha na elaboração do projeto para a unidade do CPA. A descentralização pretende aproximar os serviços das famílias e ampliar a capacidade de atendimento do município.

A nova secretaria também deverá adotar uma abordagem que ultrapasse o atendimento infantil. A proposta é contemplar adolescentes, jovens e adultos neurodivergentes, considerando as diferentes necessidades de acompanhamento ao longo da vida.

O planejamento inclui ainda o acolhimento dos familiares e cuidadores, que frequentemente enfrentam dificuldades para acessar informações, tratamentos e serviços especializados.

A criação da Secretaria do Autismo e da Neurodiversidade ainda depende da conclusão do projeto e de seu encaminhamento à Câmara Municipal. A expectativa da administração é estruturar uma política integrada, reunindo iniciativas que atualmente estão distribuídas entre diferentes setores da Prefeitura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA