Cultura

Campanha reforça proteção de crianças no Carnaval 2026

Publicado em

Cultura

O carnaval está chegando e é importante garantir a folia das crianças, sem esquecer da segurança. Por isso, assim como acontece todos os anos, foi lançada a campanha “Pule, Brinque e Cuide” para a proteção de crianças e adolescentes no Carnaval 2026.

A ideia dessa campanha lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, é mobilizar a sociedade em torno da proteção de crianças e adolescentes no Carnaval deste ano.

Este ano, a campanha tem como tema “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”.

O objetivo, mais uma vez, é criar uma conscientização de responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, especialmente o abuso, à exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade, como destaca o secretário Nacional Substituto dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério, Fábio Meirelles.

” A gente sabe que o Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país. E ele precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para as meninas e para os meninos.  Essa campanha busca, então, mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos, gestores públicos para corresponsabilidade na garantia de um ambiente seguro e respeitoso aos direitos humanos.”

Fábio destaca ações de parceria da campanha em dois dos principais polos carnavalescos do país.

” Em Salvador, por exemplo, o plantão integrado de proteção aos direitos humanos, ele é coordenado pelo governo do estado da Bahia e durante o carnaval ele reforça a atuação conjunta de diversos órgãos na prevenção, identificação e encaminhamento de situações de violação de direitos. Já em Recife, o Carnaval de Direitos, coordenado pela prefeitura daquele município, ele organiza a “Casa do Pequeno Folião”, os espaços de proteção  nos polos carnavalescos e eles têm o objetivo de identificar, abordar e encaminhar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ao trabalho infantil.”

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também preparou um Guia de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos, que orienta gestores públicos e profissionais da rede de proteção sobre planejamento, governança, ações preventivas, plantões integrados, fluxos de atendimento e resposta rápida a violações de direitos.  O Disque 100 permanece disponível como canal nacional para denúncias.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Salvador recebe festival de artistas de rua; confira a programação

Publicados

em

A programação do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia começa nesta sexta-feira (13) e segue até o próximo domingo (15), em Salvador, depois de passar pelos municípios de Jequié e São Felipe.

Esta 19ª edição reúne 20 nomes de grupos e artistas brasileiros e do exterior ligados ao teatro, dança, bonecos, marionetes, circo, artes plásticas e música, que irão se apresentar gratuitamente e com garantia de interação com o público, marcas registradas do evento.

Entre os estrangeiros convidados estão artistas da Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Guiné Bissau.

Além das apresentações, o festival terá ações formativas e atividades interativas para o público. O circuito “Circo para todos”, por exemplo, coordenado por Alexis Ayala, da Companhia Circonstance, convida a garotada para experimentar o mundo das acrobacias, trapézio, malabares e arame. Já a artista Gleice Ferreira irá promover uma vivência sobre Grafismo Indígena, utilizando materiais naturais como o urucum e o jenipapo.

Haverá ainda a equipe do Camapet, com uma oficina de reciclagem que transforma resíduos plásticos em brinquedos e objetos utilitários.

As apresentações e oficinas acontecem na Fábrica Cultural, que fica na Rua da Penha, no Largo da Ribeira; nesta sexta e sábado das 19h às 22h e no domingo das 17h às 21h.

A programação está disponível no site: festivalderua.com.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA