Mato Grosso
Corpo de Bombeiros e Sema iniciam operação de proteção e resgate de fauna
Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deram início, nesta segunda-feira (4.8), à operação conjunta Arca de Noé, voltada à proteção e ao resgate da fauna silvestre, com foco especial nas áreas que forem afetadas por incêndios florestais, queimadas irregulares e desmatamento no Estado.
Equipes especializadas, que incluem médicos veterinários, farão o monitoramento constante das regiões impactadas, com o objetivo de minimizar os danos ambientais causados pelo fogo e pela degradação do habitat natural. A operação inclui ações de resgate de animais feridos ou em risco, além da destinação adequada para um novo local seguro ou para tratamento e reabilitação, se necessário.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes explicou que essa é a primeira vez que uma operação conjunta desse tipo é realizada de forma estruturada e contínua. Em anos anteriores, a atuação do Corpo de Bombeiros Militar se dava apenas por meio de apoios pontuais às ações de resgate conduzidas pela Sema. Agora, com a integração das equipes desde o início, o trabalho ganha mais alcance, agilidade e eficiência no resgate e na proteção da fauna silvestre.
Nesta fase inicial, as equipes atuarão no acompanhamento e no mapeamento das áreas afetadas em todo Estado, com atenção especial ao bioma Pantanal, que é uma região com rica diversidade de fauna e cujas características naturais favorecem a rápida propagação do fogo.
“Neste primeiro momento, realizamos o monitoramento e o acompanhamento das áreas afetadas. Nas grandes operações, especialmente em casos de incêndios de grande proporção, percorremos as regiões queimadas em busca de animais que, porventura, tenham sido atingidos pelo fogo, estejam feridos, debilitados ou em risco”, explicou o comandante.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou a importância da operação, que neste ano ocorre de forma mais abrangente. Ela ressaltou que as ações realizadas pelo órgão ambiental constam em um plano de atendimento emergencial à fauna silvestre em Mato Grosso.
Além da capacitação dos profissionais que atuam diretamente nessa proteção, a Sema está realizando cadastro de voluntários que tenham interesse em atuar no resgate, manejo e destinação dos animais silvestres em Unidades de Conservação geridas pelo órgão ambiental. Informações sobre como se voluntariar estão disponíveis no site da Sema.
Prevenção e combate aos incêndios florestais
Além da proteção à fauna, o Governo de Mato Grosso está investindo R$ 125 milhões em ações voltadas ao combate do desmatamento ilegal e à prevenção e combate dos incêndios florestais. Desse montante, R$ 78 milhões diretamente nas ações realizadas pela corporação que contempla, além das medidas de prevenção, a contratação de brigadistas, ampliação da estrutura da corporação, uso de maquinário pesado, firmamento de parcerias, entre outras ações estratégicas.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. Desde 1º de junho, está proibido o uso do fogo no Pantanal, medida que se estende até 31 de dezembro. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sérgio Ricardo acompanha obras e cobra avanços na mobilidade de Cuiabá e Várzea Grande
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, realizou uma agenda de fiscalização das obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa busca acompanhar de perto a execução dos projetos e verificar o andamento dos investimentos públicos.
Durante a vistoria, Sérgio Ricardo destacou a importância de garantir que as obras avancem dentro do planejamento e resultem em melhorias concretas para a população. A mobilidade urbana é uma das principais demandas das duas cidades, que concentram grande parte do fluxo de veículos e trabalhadores da região metropolitana.
O conselheiro ressaltou ainda que o acompanhamento dos órgãos de controle contribui para aumentar a transparência e assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente.
As intervenções também fazem parte de um processo de transformação do sistema de transporte coletivo da Grande Cuiabá. O objetivo é oferecer alternativas mais modernas, melhorar a circulação e reduzir os impactos dos congestionamentos que afetam diariamente milhares de moradores.
Para Sérgio Ricardo, a conclusão e o bom funcionamento das obras representam um avanço importante para Cuiabá e Várzea Grande, especialmente diante do crescimento urbano e do aumento da demanda por transporte público.
A fiscalização do TCE-MT deverá continuar acompanhando a execução dos projetos, os prazos e a aplicação dos recursos destinados às obras de mobilidade.
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso1 dia atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda











