Mato Grosso

Seduc realiza encontros para consolidar a inclusão nas escolas da rede estadual de ensino

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h30 às 12h, no Auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Senai, em Cuiabá, dois encontros voltados à inclusão educacional: o 3º Encontro Ampliando Conhecimentos: Professores Surdos e Intérpretes de Libras e o 2º Encontro de Professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classe Hospitalar.

Os eventos têm como público-alvo professores intérpretes de Libras, instrutores, TAE Intérprete, servidores da Coordenadoria de Educação Inclusiva (Coeinc), pontos focais de educação inclusiva nas Coordenadorias de Gestão Pedagógica (Coped), pedagogos do Núcleo de Apoio e Suporte à Inclusão (Nasi/Casies) e professores de atendimento pedagógico domiciliar e hospitalar.

Ao todo, 250 profissionais devem participar das atividades programadas.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os encontros representam um avanço na consolidação da inclusão como prática cotidiana nas escolas da rede estadual.

“A inclusão é uma prioridade na educação de Mato Grosso. Cada profissional capacitado para atuar com alunos com necessidades especiais contribui para que nossas escolas sejam mais acolhedoras e que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizagem”, afirmou Porto.

O secretário destacou ainda que a formação contínua de professores e intérpretes de Libras é fundamental para garantir qualidade, equidade e respeito à diversidade.

“Investir na formação de nossos profissionais é investir no futuro de cada estudante. A Seduc tem o compromisso de consolidar a inclusão como parte efetiva da rotina escolar, garantindo que ninguém fique para trás”, acrescentou.

Os encontros são organizados em parceria com o Casies (Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial) e buscam aprofundar conhecimentos pedagógicos, promover troca de experiências e fortalecer a rede de apoio à inclusão em todo o estado, reforçando o papel da Seduc em garantir uma educação inclusiva, digna e de qualidade para todos.

O Casies, além do atendimento à comunidade surda, atua de forma mais ampla na inclusão de estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação, com ações como produção de material pedagógico para cegos e pessoas com baixa visão, apoio a escolas municipais e privadas e assessoramento pedagógico em diferentes áreas da educação especial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Flávia Moretti culpa presidente da Câmara por travar projetos e agravar crise em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), responsabilizou o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), pelo agravamento da crise financeira enfrentada pelo município. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), a gestora afirmou que a falta de aprovação de projetos enviados pelo Executivo tem impedido o acesso a recursos e prejudicado o equilíbrio das contas públicas.

As declarações ocorreram após a publicação dos decretos que declararam situação de calamidade financeira no município e no Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Segundo Flávia, a administração assumiu uma dívida bilionária relacionada a precatórios, mas a situação teria sido agravada por decisões tomadas pelo Legislativo. A prefeita afirmou que buscou apoio do presidente da Câmara no início do mandato, mas passou a enfrentar resistência.

“Desde que assumi, pedi apoio ao presidente Wanderley Cerqueira, mas ele decidiu engessar e atrapalhar a prefeitura e a cidade toda”, declarou.

Entre as críticas feitas pela prefeita está a redução da margem de remanejamento do orçamento municipal, que teria passado de 30% para 5%. Segundo ela, a alteração limitou a capacidade da gestão de redistribuir recursos entre as secretarias e afetou áreas consideradas prioritárias.

“Essa medida comprometeu a utilização de verbas destinadas a áreas prioritárias e dificultou o funcionamento da máquina pública”, afirmou.

Outro ponto destacado por Flávia foi a tramitação de projetos de lei encaminhados pela Prefeitura à Câmara. De acordo com a prefeita, mais de 25 propostas consideradas essenciais estão paradas há meses no Legislativo.

“Hoje, temos mais de 25 projetos de leis cruciais parados na Câmara Municipal há meses. Projetos que liberam recursos para a saúde, educação e custeio da cidade. Todos precisam ser votados, mas esses projetos de leis não são sequer pautados pelo presidente”, disse.

A prefeita afirmou ainda que a postura do presidente da Câmara teria motivação política e estaria fazendo com que a população atribuísse ao Executivo problemas relacionados à falta de investimentos e dificuldades na prestação de serviços públicos.

“Essa atitude faz com que a população pense que é a prefeitura que não está fazendo o seu dever”, declarou.

Apesar das críticas ao Legislativo, Flávia Moretti afirmou que a administração municipal seguirá adotando medidas para manter os serviços essenciais e garantir o pagamento dos servidores, enquanto busca reorganizar as finanças de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA