Sinop

Prefeitura de Sinop promove mutirão do Cadastro Único neste sábado (16) no CRAS Boa Esperança

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove neste sábado (16) um mutirão do Cadastro Único no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boa Esperança. A ação ocorrerá das 8h às 13h e reunirá diversos serviços gratuitos voltados às famílias atendidas pelos programas sociais do Governo Federal. O objetivo principal da ação é atender famílias que possuem o Cadastro Único desatualizado há mais de 24 meses para evitar bloqueios, suspensões ou prejuízos no acesso aos benefícios sociais.

Durante o mutirão, a população terá acesso à atualização cadastral do Cadastro Único, pesagem e vacinação para beneficiários do Bolsa Família, orientações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atendimento da Águas de Sinop para inclusão na tarifa social de água, consultas básicas e serviços de design de sobrancelhas.

A mobilização também faz parte das ações em comemoração aos 25 anos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, principal ferramenta de identificação e inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O coordenador do Cadastro Único e do Bolsa Família em Sinop, Ivan Altíssimo, explicou que o município intensificou as ações de busca ativa para alcançar as famílias que ainda não realizaram a atualização cadastral. “O público prioritário do mutirão são as famílias que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Hoje ainda existe um grande déficit de famílias com o cadastro desatualizado há mais de 24 meses e, por isso, estamos realizando busca ativa, tanto por meio de visitas domiciliares quanto com ações como este mutirão”, afirmou.

Ivan Altíssimo também destacou que o horário diferenciado do atendimento busca ampliar o acesso das famílias aos serviços oferecidos pela rede socioassistencial. “Também estamos ofertando um horário diferenciado justamente para atender aquelas famílias que, por algum motivo, não conseguem comparecer ao CRAS durante a semana. O objetivo principal dessas ações é manter as famílias com seus dados atualizados no Cadastro Único e garantir que os benefícios não sejam bloqueados ou suspensos”, ressaltou.

O coordenador informou que o mutirão também atenderá famílias que ainda não possuem Cadastro Único e desejam realizar o cadastro pela primeira vez. “Além da atualização cadastral, nós também faremos inclusão cadastral para as famílias que ainda não possuem Cadastro Único. Esse será um momento importante para aquelas pessoas que precisam realizar o cadastro pela primeira vez e garantir acesso aos programas sociais”, explicou.

O CRAS Boa Esperança está localizado na Rua Benedita Nogueira, s/nº, no Jardim Boa Esperança. A programação do mutirão seguirá nos próximos dias 23 e 30 de maio. No dia 23, a ação ocorrerá no CRAS Palmeiras, das 8h às 13h. Já no dia 30, o atendimento será realizado no Centro de Convivência Dona Zezé, também no período das 8h às 13h.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Escolas de Sinop recebem apresentação teatral sobre meio ambiente e alimentação saudável

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, está recebendo a peça teatral “Fazenda Feliz”, desenvolvida pelo Projeto Semeando, do Instituto SLC. Hoje (25), o espetáculo está sendo realizado — nos períodos da manhã e da tarde — na EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no bairro Jardim Imperial.

O espetáculo aborda temáticas voltadas à conscientização ambiental, à importância da agricultura e à alimentação saudável. “Esse espetáculo, especialmente, trabalha com atores e com a linguagem de animação, que é o teatro de bonecos. Então, estamos trazendo um texto original, com músicas criadas especialmente para o espetáculo. Temos dança, música, teatro e teatro de bonecos. A linguagem cênica é bem diversificada, com um cenário bem colorido”, explicou a diretora da atração, Luciane Vilanova.

A diretora da EMEB Lizamara, Célia Marcari, falou sobre o quanto as crianças gostam de vivenciar atividades como essa, que saem da rotina escolar. “Nós temos um projeto aqui na escola de fantoches. Já temos esse conceito de trazer ludicidade para as crianças. Eles amam aprender dessa forma! É aquele dia em que eles chegam em casa e falam: ‘a escola foi legal’, ‘hoje foi diferente’. A escola não perde o contexto de ensinar, porém em um dia legal e divertido”, destacou.

Sofia Ponce, estudante do 5º ano, se encantou pelos personagens do teatro. “Eu gostei do Tonico, do Algodãozinho, da Dona Soja e do cachorro Pirulito”, listou.

Já o estudante Pedro Cândido, também do 5º ano, falou sobre os temas que mais aprendeu ao assistir ao teatro. “A gente está aprendendo mais sobre o meio ambiente, que a gente tem que cuidar, e a comer alimentos saudáveis, não aqueles que vêm embalados, tipo salgadinho”, relatou.

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, agradeceu pelas parcerias firmadas. “Nós temos vários parceiros que desenvolvem projetos bem significativos e que vêm ao encontro da educação. A cada dia, esse projeto é desenvolvido em uma escola e tem dado um resultado muito grande com as nossas crianças”, declarou.

Apresentação em várias escolas

A agenda de apresentações, em sete escolas da rede municipal, iniciou na última quinta-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (29). Confira a programação abaixo:

  • 21/5 – EMEB Aleixo Schenatto
  • 22/5 – EMEB Lisiane Fucks Bohrer
  • 25/5 – EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida
  • 26/5 – EMEB Taciana Balth Jordão
  • 27/5 – EMEB Basiliano do Carmo de Jesus
  • 28/5 – EMEB Vereador Rodolfo Valter Kunze
  • 29/5 – EMEB Professor Jurandir Liberino de Mesquita

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA