Cultura

Carnaval: Rio espera 8 milhões de foliões em blocos, bailes e desfiles

Publicado em

Cultura

O carnaval de rua do Rio de Janeiro deverá ter um público de 8 milhões de pessoas, com quase 7 milhões delas indo aos mais de 400 blocos carnavalescos na cidade. São esperados pelo menos 1,5 milhão de foliões no Sambódromo, Intendente Magalhães, Terreirão, Avenida Chile, Cinelândia e bailes populares. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo presidente da Riotur, Bernardo Fellows, durante a apresentação do plano operacional para o carnaval de 2026.

O Centro de Operações e Resiliência vai contar com 500 câmeras para monitorar, em tempo real, o movimento dos foliões. Desse total, 24 câmeras estarão na Sapucaí e nos acessos. Além disso, contará com três drones para monitorar a Passarela do Samba e a maior videowall da América Latina, transmitindo imagens em tempo real. O videowall é um sistema de visualização composto por múltiplos monitores ou painéis de LED organizados em conjunto para formar uma única tela gigante.

A mobilização especial de carnaval terá profissionais especializadas para oferecer suporte imediato para mulheres em casos de assédio e violência nos blocos. Também haverá postos de atendimento com psicólogas, assistentes sociais e advogadas. A secretária de Políticas para Mulheres, Joyce Trindade, cita outra forma de solicitar atendimento, que funciona 24 horas por dia.

“Em todos os locais com grande circulação de pessoas, teremos uma sinalização para que essa mulher possa pedir ajuda, que a direciona para o Mulher.Rio. Se não houver nenhuma equipe especializada no local, disponível para atendimento imediato naquele momento, ela consegue identificar qual é o ponto mais próximo onde pode pedir ajuda. Isso vale não só durante o carnaval, mas ao longo de todo o ano.”

Em virtude dos blocos, haverá interdições em diversas partes da cidade, principalmente no Centro. A prefeitura recomenda utilizar o transporte público. Nos dias de desfiles do grupo especial, as linhas de ônibus e o BRT vão circular 24 horas por dia. O metrô funcionará em horário ininterrupto, a partir das cinco da manhã na sexta-feira de carnaval até a quarta-feira de cinzas.  Já o VLT estará disponível das cinco da manhã até as onze da noite entre os dias 13 e 22.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Mostra Outros Cinemas reúne produçoes de dez estados do Brasil

Publicados

em

Com programação totalmente gratuita, que celebra a produção audiovisual brasileira, começa nesta quinta-feira (15), em Fortaleza, Ceará, a 10ª Mostra Outros Cinemas. Todas as sessões acontecerão no Cinema do Dragão, que fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.

Ao todo, serão exibidas, até o próximo domingo (18), 15 produções representando 10 estados das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do país. Os filmes da mostra competitiva serão exibidos sexta (16) e sábado (17), a partir das 19h, e no domingo, a partir das 16h. O Júri da Crítica, formado por membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema, irá escolher o melhor curta-metragem brasileiro da seleção principal.

Um dos destaques da mostra é a homenagem ao cineasta Hermano Penna. A abertura nesta quinta, às 19h, será com a exibição de cópia restaurada do clássico Sargento Getúlio, lançado originalmente em 1983 e que tem a frente do seu elenco os atores Lima Duarte e Fernando Bezerra.

Outra obra restaurada que será exibida no encerramento do evento, no domingo, é o longa cearense O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry. A sessão será às 19h. O documentário de 1986 é considerado um dos mais importantes do gênero no cenário audiovisual brasileiro. O filme resgata a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, liderada pelo beato José Lourenço, no interior do Ceará.

A programação completa já está disponível no instagram @mostraoutroscinemas.
 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA