Cultura
Mostra de cinema negro no Espírito Santo recebe inscrições até dia 26
Cultura
Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Mostra de Cinema Negro Chico Prego, realizada no Espírito Santo, que vai selecionar até 12 obras audiovisuais dirigidas por cineastas negros em todo o Brasil. O objetivo é apoiar a representatividade no cinema brasileiro e fortalecer políticas afirmativas associadas à economia criativa e à diversidade cultural. O prazo de inscrição vai até o dia 26 de outubro.

A Mostra é inédita no estado e homenageará Chico Prego, líder da Insurreição do Queimado, um símbolo de resistência contra a escravidão no Espírito Santo.
Podem se inscrever brasileiros ou naturalizados que se autodeclarem negros. Cada diretor poderá enviar até duas obras concluídas a partir de 1º de janeiro de 2020, em diferentes gêneros e formatos — curta, média, longa, ficção, documentário, experimental ou híbrido.
A inscrição é gratuita e só pode ser feita no site: mostrachicoprego.com. Nessa primeira edição não há tema pré-definido e cada obra selecionada receberá uma bolsa-incentivo de R$ 500 como apoio à participação na Mostra.
A curadoria fará o recorte a partir do conjunto das obras inscritas, priorizando a diversidade estética e narrativa em torno de identidade, território, ancestralidade, memória e outras dimensões da experiência negra. As obras escolhidas serão exibidas na antiga Estação Ferroviária de Alegre e também em uma plataforma on-line, o que ampliará o alcance e a visibilidade dos projetos.
A curadoria será feita por Izah Candido, roteirista e diretor com trajetória em festivais como Tiradentes, Rotterdam e Gramado; e GG Fákọ̀làdé, pesquisadora e artista premiada em Gramado, Brasília e Tiradentes.
A Mostra é um projeto idealizado pela produtora cultural Taynara Barreto, em conjunto com a JUPTER – Entretenimento, Comunicação e Cultura.
*Com supervisão de Fábio Cardoso
Cultura
Festival do Museu Nacional reúne ciência e cultura no Rio de Janeiro
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove neste domingo (30) a 8ª edição do Festival Museu Nacional Vive, uma celebração que reúne ciência e cultura em um só espaço. O evento acontece na Quinta da Boa Vista, no entorno da sede do museu, na zona norte do Rio de Janeiro.

O festival celebra a reconstrução da instituição quase oito anos após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local, mostrando que o museu continua produzindo conhecimento por meio de diversas pesquisas. Uma das atrações do evento é a Tenda Científica, que reúne 23 atividades em áreas como biodiversidade e arqueologia, como explica a vice-diretora da instituição, Juliana Sayão:
“A Tenda Científica é um espaço muito especial, porque permite que o público tenha contato direto com a ciência que é produzida no museu. Teremos atividades práticas e interativas com pesquisadores e estudantes apresentando diferentes áreas do conhecimento. Será possível visitar o inflável do INCT Paleovert, que traz as pesquisas mais modernas na paleontologia de vertebrados, conhecer vestimentas, barracas com os nossos pesquisadores que desenvolvem pesquisa na Antártica, além da incrível diversidade dos peixes, dos besouros e de outros insetos.”
Juliana Sayão destaca ainda que o público também vai poder acompanhar o andamento da reconstrução do museu:
“O festival é uma oportunidade de mostrar ao público que a reconstrução do museu está acontecendo e que ela envolve muito mais do que a recuperação de um edifício. Envolve pesquisa, conservação, cuidado com os acervos e muito trabalho de diferentes profissionais. Algumas das atividades permitem justamente que o visitante conheça um pouco desse processo e veja que o museu continua produzindo conhecimento enquanto se reconstrói.”
O festival conta ainda com apresentações de circo, música e exposições do artista plástico Vik Muniz. O evento acontece das 10h às 16h, com entrada franca.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso14 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá14 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso14 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá14 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











