Cultura
Thiago Martins de Melo faz primeira exposição individual em São Luís
Cultura
Um dos nomes em ascensão da nova geração de artistas visuais brasileiros, o maranhense Thiago Martins de Melo, prestes a completar 44 anos, inaugurou esta semana sua primeira exposição individual em São Luís.

A mostra, batizada de “Cosmogonia Colérica”, reúne 21 obras produzidas entre 2013 e 2025. As peças ocupam salas no Convento das Mercês e no Espaço Cultural Chão SLZ, que ficam no Centro Histórico de São Luís, até o dia 10 de outubro.
Com curadoria de Germano Dushá — que esteve à frente do último Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo —, a exposição abriga uma multiplicidade de linguagens incluindo pinturas de grandes dimensões, esculturas, gravuras, vídeos experimentais e instalações.
Germano explica que o processo de escolha das peças buscou materializar o conjunto da obra de Thiago.
“A ideia não foi exatamente criar uma exposição cronológica, mas sim que pudesse pegar um nervo, né, pudesse sintetizar os principais eixos espirituais, políticos e estéticos da trajetória do Thiago. Acho que o núcleo da obra do Thiago é exatamente essa profusão de linguagens, e de formas, e de temas. E esse título, Cosmogonia Colérica, fala muito sobre a criação de mundos, sobre gênese. Mas sempre com muita força, muita energia, muita carga.”
Nascido em 1981, em São Luís, Maranhão, Thiago Martins de Melo vive e trabalha entre a capital maranhense, São Paulo, e Guadalajara, no México.
Já realizou exposições individuais em várias cidades no Brasil como na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre; no Museu Nacional da República, em Brasília; no Centro Cultural São Paulo, sediado na capital paulista; e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
Também já integrou dezenas de exposições coletivas dentro e fora do país, com destaque para a Bienal do MercoSul em Porto Alegre, 31ª Bienal de São Paulo, a primeira Bienal das Amazônias, a Bienal de Lyon, na França e a 12ª Bienal de Dakar, no Senegal, entre outras.
Seus trabalhos fazem parte de coleções permanentes de museus de arte contemporânea em cidades como Miami, nos Estados Unidos; Oslo, na Noruega; além do Masp e da Pinacoteca, em São Paulo, e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Cultura
Galerias, curadores e colecionadores se encontram na Art.Pe, em Recife
Recife será um grande ponto de convergência entre galerias, projetos especiais, instituições, artistas, editores, curadores e colecionadores da arte contemporânea a partir desta quarta-feira (14). É que a capital pernambucana sedia até o próximo domingo a quinta edição da Art.Pe – a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, um espaço que abriga um recorte da arte pós-moderna brasileira em diferentes linguagens.

O pavilhão de mais de 5 mil metros quadrados, no Recife Expo Center, reúne 75 expositores, incluindo 55 galerias de todas as regiões do Brasil, com atuação nacional e internacional, e ainda dois espaços para produções de arte da Argentina e Portugal.
o Art.Pe recebe também projetos especiais, instituições culturais, editoras e livrarias com novidades da arte contemporânea.
O espaço também abriga lojas de museus da Região Nordeste. Os participantes apresentam ao público as novidades do mercado da arte — pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, gravuras, objetos em cerâmica, artes têxteis, entre outras.
Outro destaque da programação é a Arena BNB Cultural, que irá promover leituras individualizadas de portfólio de artistas do Nordeste, prêmios, lançamentos editoriais, momentos culturais e, principalmente, conversas sobre temas relevantes para o setor, conduzidas por convidados com diferentes atuações no campo artístico.
O acesso ao público na quarta-feira acontece das 17h30 às 21h. De quinta a sábado, de 13h às 21h. E no domingo entre 12h e 19h.
A programação dia a dia e as orientações de acesso disponíveis na página artpe.art.br.
-
Mato Grosso5 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso6 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso7 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Mato Grosso7 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
Coluna VIP MT1 dia atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Cuiabá7 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Coluna VIP MT1 dia atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Cuiabá7 dias atrásVitória de Pivetta aumenta pressão e PL pode trocar comando em Mato Grosso












