OAB
OAB-MT participa de audiência nacional em defesa da gratuidade nos Juizados Especiais
OAB
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, nesta segunda-feira (23), junto com o presidente da Comissão de Juizados Especiais, Fábio Nunes, de audiência pública promovida pelo Conselho Federal da OAB para debater os impactos do Projeto de Lei nº 3.191/2019, que trata de mudanças na gratuidade nos Juizados Especiais.
Entre os pontos mais preocupantes, a proposta cria exceções à gratuidade, prevê a cobrança de despesas, como diligências de oficial de justiça, e busca que partes com condições financeiras arquem com esses custos, hoje em geral isentos nos juizados.
A audiência reuniu representantes da advocacia brasileira e da sociedade civil em torno da preocupação com a proposta legislativa, que prevê alterações na Lei nº 9.099/95 e pode estabelecer restrições à gratuidade das despesas processuais – uma das principais garantias do sistema dos Juizados Especiais.
“Este é um momento importante, em que toda a advocacia e a sociedade se reúnem para buscar algo maior, que é o acesso à Justiça”, destacou Gisela Cardoso. Segundo ela, os juizados foram criados para oferecem soluções rápidas e simples, garantindo que mais pessoas, especialmente as mais vulneráveis, consigam reivindicar seus direitos sem dificuldades.
Na reunião, Fábio Nunes reforçou que a OAB de Mato Grosso está disponível para somar forças, dando total apoio neste objetivo. “Quando deveríamos estar discutindo a ampliação do acesso à Justiça, nos deparamos com esse tipo de barreira, que ao meu ver é retrocesso”.
O encaminhamento final foi que o CFOAB, com apoio da advocacia brasileira, irá ao Congresso Nacional, para evitar a aprovação da proposta.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
OAB
Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário
“A OAB-MT é uma das pioneiras no enfrentamento ao Golpe do Falso Advogado, desde 2021, quando surgiram os primeiros casos. Fazemos permanentes campanhas, divulgamos nos sites, nas redes sociais, demos inúmeras entrevistas. Nossa atuação pautou uma reportagem do 10 minutos, no Fantástico. Buscamos a Polícia Civil e Militar, Poderes, instituições, temos sido incansáveis e a Ordem dos Advogados de Mato Grosso está ao lado de instituições e Poderes quando propõem iniciativas que levem adiante esse necessário combate”.
Assim a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, se manifestou na manhã desta sexta-feira (28), no lançamento da campanha Não Caia no Golpe do Falso Juiz, Falso Advogado, Falso Defensor Público e Falso Promotor de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
De acordo com a presidente Gisela, é fundamental unir forças para combater este mal que tanto tem atingido a advocacia e o cidadão e se mostrado de difícil desarticulação. “Eles estão preparados, atuam de dentro de escritórios com alta tecnologia e nós temos sido reféns”.
No evento, Gisela indicou ao Ministério Público ações que responsabilizem as instituições telefônicas e bancárias. Também afirmou que este é um problema de Segurança Pública, e que o Estado precisa se conscientizar de que tem um problema, que a cada dia cresce mais, a ser resolvido.
Esta campanha lançada agora pelo Judiciário é coordenada pela presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Fotos: Tatiane Nunes
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso18 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá18 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso18 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá18 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar













