Polícia

Comércio de armas, execuções de rivais e ataques no Estado eram foco de facção criminosa em Sorriso

Publicado em

Polícia

Comércio ilegal de armas de fogo, sequestros e execuções de rivais e planejamento de ataques ao Estado estão entre os crimes praticados pela facção criminosa investigada na Operação Yang, deflagrada na última quinta-feira (2.7), pela Polícia Civil, com foco na desarticulação do grupo criminoso que tentava expandir a sua atuação em Sorriso e região.

As investigações, conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), identificaram que os integrantes da facção criminosa, dentre eles, lideranças reclusas em presídios do Estado, coordenavam ações criminosas incluindo o tráfico de drogas, aquisição ilegal de armas, planejamento de sequestros e homicídios, especialmente com foco na desarticulação total da atuação da facção rival na região.

As investigações com objetivo de identificar integrantes de uma nova facção criminosa que tentava se instalar em Sorriso, passando a atuar e buscar a sua expansão na região, iniciaram em 2024, após a desarticulação de outra organização criminosa, alvo da Operação Recovery, deflagrada pela Polícia Civil, no ano de 2023.

Diante das diversas prisões realizadas na Operação Recovery, os membros da facção alvo das investigações da Operação Yang perceberam a janela de oportunidade para ocupar o vácuo de ações criminosas na região.

Durante a apuração dos fatos, foi identificado que o novo grupo, como forma de mostrar soberania, planejava diversos ataques no Estado, incluindo incêndios em agências bancárias e lotéricas, determinados por uma liderança da facção, reclusa na penitenciária de Várzea Grande.

Nas investigações, também foi evidenciado o porte e comércio ilegal de armas de fogo, tendo sido identificada a negociação e compra de armas e munições de diferentes calibres, ficando clara a atuação de integrantes do grupo como fornecimento do material de forma ilícita.

Dentre as armas relacionadas ao grupo criminoso estão armas de grosso calibre, como fuzil 762, utilizado em ameaças contra membros da facção rival. Por meio das armas identificadas foi possível fazer a ligação do grupo criminoso aos homicídios de Gelson da Silva, de 23 anos, e Lucas da Silva Chaves, 21, integrantes da organização criminosa rival, ocorrido no mês de novembro de 2023, em Sorriso.

Na ocasião, quatro integrantes da facção investigada, munidos com dois fuzis e duas pistolas, efetuaram disparos contra as vítimas, membros da facção rival, resultando na execução dos dois jovens e em outras duas vítimas feridas. As investigações evidenciaram a intenção do grupo em assassinar rivais, referindo -se aos membros do mesmo grupo como “irmãos” e aos integrantes da facção rival como “lixo”.

O delegado da GCCO responsável pelas investigações, Antenor Pimentel Marcondes, destacou que as investigações apontaram o envolvido da facção em diversos crimes graves ocorridos em Sorriso, como o duplo homicídio, ocorrido em retaliação ao grupo criminoso rival, assim como possíveis ataques que os criminosos pretendiam realizar na região.

“Com a operação foi possível não só identificar integrantes do grupo e desarticular a organização criminosa, como também evitou que outros possíveis crimes graves, como ataques a bancos, caixas eletrônicos e comércios ocorressem, assim como outros homicídios na região”, disse o delegado.

Operação Yang

O nome da operação faz referência à luz e à ação, simbolizando a resposta do Estado à atuação clandestina da facção criminosa, que coordenava ataques e assassinatos de integrantes de facções rivais.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Civil prende autor de furto em loja de calçados ocorrido de madrugada

Publicados

em

Um homem, identificado como autor de um furto em uma loja de roupas e calçados localizada na região central de Várzea Grande, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (2), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

O suspeito, de 46 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado pela destruição de obstáculo e resistência.

O crime ocorreu durante a madrugada em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Filinto Müller, região central de Várzea Grande. Para praticar o furto,  o suspeito arrombou o cadeado e quebrou a porta de vidro da loja para entrar no local, de onde subtraiu R$ 85 em dinheiro, um par de tênis e um aparelho celular utilizado pela empresa.

O prejuízo provocado pelo arrombamento e pela quebra do vidro foi estimado pela vítima em mais de R$ 2 mil. Assim que tomou conhecimento do crime, a equipe da Derf-VG iniciou diligências para identificar e localizar o autor. Durante as buscas na região, os policiais visualizaram um homem que utilizava um tênis semelhante ao produto furtado.

Ao ser abordado pelos policiais, o suspeito informou que encontrou o calçado em um terreno baldio. Entretanto, após a verificação, os policiais constataram que se tratava do mesmo tênis levado da loja durante o furto. O proprietário do estabelecimento foi acionado e reconheceu o calçado como sendo o produto subtraído.

Diante da situação de flagrante, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que tentou resistir a prisão, porém foi contido.  Ele foi conduzido à delegacia, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado e por resistência. Após a lavratura do flagrante, o suspeito foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA