Política
ALMT recebe senador paraguaio e reforça a agenda de integração entre os países
Política
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, nesta quarta-feira (18), durante sessão ordinária, a visita do senador paraguaio Enrique Antonio Concepción Buzarquis Cáceres, que ocupou a tribuna para defender o fortalecimento das relações entre o Paraguai e Mato Grosso.
Em seu pronunciamento, o senador destacou a necessidade de integração entre os dois territórios, com foco em ações que fomentem a economia, melhorem a logística e reduzam custos para produtores. Também defendeu mais cooperação na área educacional, com menos burocracia para reconhecimento de diplomas e maior circulação de profissionais entre os países.
O deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou a importância da aproximação com o país vizinho e anunciou a organização de amplo debate com representantes comerciais. “Estamos recebendo o senador do Paraguai dentro da agenda da Comissão de Relações Internacionais para discutir temas importantes entre Mato Grosso e o país vizinho. Um dos encaminhamentos é a realização de um encontro empresarial entre brasileiros e paraguaios, entre abril ou maio, aqui em Mato Grosso. Também tratamos da situação dos estudantes de medicina formados no Paraguai que enfrentam dificuldades para atuar no Brasil. Nossa proposta é buscar a equivalência das grades curriculares, facilitando o reconhecimento dos diplomas, dentro da lei”.
Integração Regional – Membro da Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional (CRIDAI) da ALMT, o deputado Júlio Campos (União), que presidiu a sessão ordinária, reforçou a importância da integração regional. “Mato Grosso e Paraguai são parceiros e irmãos. Temos muito a avançar juntos, principalmente na geração de oportunidades e cooperação entre os povos”, disse, Júlio Campos, ao destacar ações realizadas quando integrou, no Senado Federal, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Ao relembrar fatos importantes como a guerra do Paraguai, o deputado Wilson Santos (PSD) defendeu uma atuação conjunta em temas estratégicos. “Se queremos o mesmo desenvolvimento, precisamos começar agora. A integração é o caminho para enfrentar desafios comuns e crescer juntos”, pontuou, Wilson Santos, ao destacar fatos que marcaram a história, como a Guerra do Paraguai.
O deputado Gilberto Cattani (PL) destacou a importância da criação da CRIDAI e ressaltou o papel institucional da ALMT. “A Assembleia precisa ser protagonista nas relações internacionais, atuando como ponte para fortalecer parcerias e oportunidades para Mato Grosso”, destacou.
A visita reforça o protagonismo da ALMT na articulação de políticas e parcerias internacionais, ampliando o diálogo com países vizinhos e abrindo novas perspectivas de desenvolvimento para o estado.
Fonte: ALMT – MT
Mato Grosso
Reeleito, Pivetta anuncia mudança no secretariado e fala em ‘correção de rumos’
Reeleito governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (5) que fará mudanças no secretariado estadual para o próximo mandato. Em entrevista à TV Centro América, ele disse que as alterações serão anunciadas em breve, mas descartou uma grande reformulação na estrutura do Governo.
“Sempre tem. Terão algumas mudanças, nós vamos anunciar em breve, mas nada de extraordinário. Correção de rumos mesmo, aperfeiçoamento, melhorar os serviços. Esse é o nosso objetivo, essa é a nossa obrigação e nós vamos fazer isso”, declarou.
Pivetta passou a manhã reunido com secretários e integrantes da equipe de governo, um dia após ser reeleito para comandar o Estado pelos próximos quatro anos. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do Republicanos recebeu 985.996 votos, correspondentes a 61,7% dos votos válidos.
Durante a entrevista, o governador afirmou que o resultado das urnas representa uma mensagem de apoio da população e disse estar comprometido em dar continuidade às ações da atual administração, mas fazendo ajustes onde considerar necessário. Ao avaliar a vitória, ele afirmou estar agradecido pela votação recebida e disse que o resultado eleitoral reforçou sua responsabilidade à frente do Estado. “O importante é que agora eu me sinto legitimado para governar Mato Grosso, farei isso em nome do povo mato-grossense”, declarou.
Apesar da reeleição, o gestor afirmou que não pretende promover atos de grande repercussão nos primeiros dias. Segundo ele, a prioridade será manter o trabalho administrativo e anunciar as medidas conforme forem definidas. “Nós não gostamos de fazer nada midiático. Nós vamos, no dia a dia, fazendo a nossa obrigação e o povo vai ficando sabendo, porque tem que dar publicidade, nada se faz aqui escondido”, afirmou.
“Eu tenho a missão de evoluir, corrigir pontos que precisam ser corrigidos e levar para frente o que está dando certo”, afirmou.
Para o início do novo mandato, Pivetta citou como prioridades o fortalecimento do ensino técnico profissionalizante e da saúde pública. Ele mencionou a tabela SUS-Mato Grosso e o programa Fila Zero como iniciativas que pretende manter e ampliar.
Segundo o governador, o Estado também deve continuar investindo na estrutura hospitalar. “Nós temos seis hospitais sendo inaugurados, alguns já inaugurados, outros vão ser inaugurados daqui para o ano que vem. Então, o Estado de Mato Grosso construindo sua infraestrutura na saúde pública e nós vamos continuar fazendo cada vez melhor a saúde funcionar”, disse.
Base na Assembleia
Pivetta também comentou a nova composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e afirmou que pretende construir uma base de apoio para garantir condições políticas para a execução das ações do governo.
“Vamos ter uma base na Assembleia para nos dar condições de governar pensando na maioria do povo mato-grossense, das necessidades que Mato Grosso ainda tem”, afirmou.
O governador disse ainda acreditar que terá o apoio da maioria dos deputados estaduais para implementar as medidas previstas para o próximo mandato.
-
Mato Grosso4 dias atrásBatalha judicial e suspeitas de cerceamento colocam em xeque a legitimidade da eleição do SISMA-MT
-
Mato Grosso5 dias atrásJuarez Costa chama Léo Bortolin de “estadual do coração” e diz que ele transformou Primavera do Leste
-
Mato Grosso23 horas atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso5 dias atrásDeu na Veja: Pivetta chega a 51,6% dos votos válidos e pode vencer no primeiro turno
-
Mato Grosso5 dias atrásEmocionado Dr. João agradece onda de apoio e encerra agenda em Cuiabá
-
Política7 dias atrásPesquisa nacional projeta Zé Medeiros entre os eleitos ao Senado em Mato Grosso
-
Política7 dias atrásMedeiros cobra investigação do MP para suplente de Janaína Riva, suspeito de envolvimento com o PCC e investigado na CPMI do INSS
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João aparece em terceiro na pesquisa é o nome mais bem colocado do MDB











