Cuiabá
Em encontro nacional em Brasília, Maria Avalone reforça compromisso com políticas para mulheres
Cuiabá
A vereadora Maria Avalone (PSDB) esteve em Brasília, onde participou, durante dois dias, do 6º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, realizado na Câmara dos Deputados. O evento reuniu representantes de todo o país para debater o fortalecimento das Procuradorias da Mulher e a ampliação de políticas públicas voltadas à proteção e garantia de direitos das mulheres.
Representando Mato Grosso e Cuiabá, Maria Avalone destacou a importância do encontro como espaço de troca de experiências e construção de estratégias efetivas de enfrentamento à violência de gênero.
“Estou aqui, em Brasília, onde participei durante dois dias do sexto encontro de procuradoras representando o meu estado de Mato Grosso e a minha querida Cuiabá. Eu saio daqui sabendo que precisamos de mais ação e menos discurso. Isso é um caminho certo, de fortalecer as procuradorias da mulher em todos os municípios. É por elas que vamos conseguir ouvir, acolher e dar encaminhamento às demandas das mulheres”, afirmou.
Durante a agenda na capital federal, a parlamentar também participou de reunião da ONU Mulheres, onde foi apresentado um relatório sobre a realidade enfrentada pelas mulheres em Mato Grosso. Segundo a vereadora, os dados são preocupantes e reforçam a urgência de ações concretas.
“Eu volto daqui com um compromisso ainda mais firme de trabalhar, de cobrar, de fazer com que as políticas públicas saiam do papel e se tornem realidade na vida das mulheres. Porque as mulheres não podem viver com medo. Mulher tem que viver com dignidade, com respeito e com segurança”, pontuou.
A parlamentar também alertou para os altos índices de violência contra a mulher no estado e no país. “O Brasil ainda vive um cenário de violência contra a mulher que nos amedronta. E Mato Grosso, infelizmente, está entre os estados com mais alto índice dessa violência. É por isso, mais do que nunca, que precisamos sair do discurso e ir para a prática. Precisamos de políticas públicas que realmente cheguem na ponta, que protejam, acolham e transformem vidas”, reforçou.
À frente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, Maria Avalone ressaltou que a experiência em Brasília chega em um momento decisivo para o fortalecimento das ações no município. A inauguração do órgão será realizada nesta sexta-feira, às 9h, no plenário da Casa de Leis.
“Esse encontro foi essencial e acontece em um momento muito importante para Cuiabá. Na sexta-feira, vamos inaugurar a Procuradoria da Mulher, e eu assumo essa missão com ainda mais responsabilidade. Saio daqui com a certeza de que precisamos transformar tudo o que debatemos em ações concretas, garantindo acolhimento, proteção e dignidade para as mulheres cuiabanas”, concluiu.
Cuiabá
Pedal da Semob desta terça-feira (2) é alusivo as mulheres
Nesta terça-feira (2), o Pedal da Semob será realizado em tom rosa, simbolizando a força das mulheres. A iniciativa tem como tema “Pedale por você, pedale por elas” e é promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria da Mulher. Mais de 400 pessoas devem participar da ação, que contará com equipes dos projetos Lutadoras e Acolhe Mulheres.
A concentração, como é tradicional no Pedal da Semob, acontece às 19h, com saída às 20h, da Orla do Porto em direção à Secretaria da Mulher, totalizando 25 quilômetros de percurso. No destino, as interessadas poderão se inscrever no Projeto Lutadoras e conhecer as ações e os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher.
Todos os amantes do ciclismo estão convidados a participar. Basta comparecer com sua bicicleta e se integrar ao grupo. Quem não possuir bicicleta poderá alugar uma na Orla do Porto, com os equipamentos de segurança necessários para o passeio.
SERVIÇO
O que: Pedal da Semob em homenagem às mulheres
Quando: terça-feira (2)
Horário: a partir das 18h (concentração às 19h e saída às 20h)
Local: Orla do Porto
Percurso: 25 km até a Secretaria da Mulher, na Avenida Getúlio Vargas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT7 dias atrásEL TEMPLO 2026 Sinti Contas
-
Mato Grosso7 dias atrásWellington Fagundes, Janaína Riva e Thiago Silva transformam show religioso em palco político e público reage
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Coluna VIP MT7 dias atrásSUNSET PRINCIPE DO ALCOOL
-
Política6 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Entretenimento7 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.
-
Cuiabá7 dias atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual








