Várzea Grande

Prefeita e deputado Hugo Garcia discutem ações para destravar agricultura familiar

Publicado em

Várzea Grande

Entre as necessidades urgentes, além de assistência técnica e fomento, está a conectividade na zona rural, com acesso às redes móveis de comunicação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu na tarde desta sexta-feira (27), em seu gabinete, o deputado estadual Hugo Garcia (Republicanos), em uma reunião de trabalho voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no Município. O encontro contou com a presença de secretários e vereadores, e teve como foco principal a implementação de políticas públicas que destravem barreiras jurídicas e técnicas enfrentadas pelos pequenos produtores rurais.

“A agricultura familiar é apaixonante. São pessoas simples e unidas que precisam de apoio. Quero destravar esse setor em Várzea Grande. Eles são carentes em todos os sentidos”, afirmou a prefeita. Ela destacou ainda a necessidade de conectividade no campo. “Quero também para levar internet à zona rural, precisamos melhorar a comunicação e a telecomunicação”.

O deputado Hugo Garcia, engenheiro agrônomo, defendeu investimentos em fruticultura e o cultivo de produtos que possuam alto valor agregado. “Estamos propondo a vários municípios a implantação da fruticultura para pequenos produtores, com cultivos como mirtilo, macaúba, cacau, goiaba, caju e maracujá, entre outras. Muitas dessas frutas ainda importamos de outros estados e outras podem ser exportadas inclusive”, disse.

Ele também se comprometeu a intermediar apoio junto ao Ministério da Agricultura. “Temos projetos como o Solo Seguro e kits de irrigação completos, com bomba, reservatório e energia solar. O pequeno produtor só precisa plantar e produzir”.

Durante o encontro, o parlamentar relembrou sua atuação recente na Assembleia Legislativa. “Em apenas 78 dias de mandato conseguimos aprovar a regulamentação da irrigação para o pequeno agricultor, uma medida essencial para o desenvolvimento do campo”. No entanto, criticou a lentidão da burocracia. “A agricultura familiar sofre muito com a morosidade da burocracia, especialmente na questão do CAR”.

A prefeita, que também é advogada ambiental, reconheceu o problema. “Eu sei disso. Como advogada ambiental, conheço bem os obstáculos jurídicos que travam o setor”.

O secretário municipal de Governo, Benedito Lucas de Miranda, apresentou ao deputado, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim. Ele expôs o trabalho que vem sendo realizado com uma equipe reduzida, mas engajada. “Estamos nas comunidades rurais de segunda a segunda inclusive aos finais de semana com ações técnicas e projetos que já fazem a diferença, como a Feira da Família”, destacou.

Amorim reforçou o potencial produtivo do Município. “Em Várzea Grande, 85% do território é agricultável e apenas 15% é urbano. Nossa produção é de caixaria, a exemplo do maxixe, quiabo, tomate, abóbora, mandioca, verduras, mas também temos banana, mamão, limão, pitaia e maracujá. Temos ainda uma lista com 74 famílias prontas para iniciar a irrigação”.

O vereador Samir Katumata (PL) elogiou a iniciativa e a atuação do deputado. “A proposta pode sim agregar valor a uma parcela importante da população que precisa melhorar sua renda”. Também participaram da reunião os vereadores Bruno Rios (PL), Alessandro Moreira (MDB), Braz Jaciro (PSDB) e Raul Curvo (Republicanos).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Mesmo no feriado, Sine de Várzea Grande disponibiliza 130 vagas de emprego

Publicados

em

Apesar do feriado de Corpus Christi, quem está em busca de uma oportunidade de trabalho pode acessar os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio do Portal Emprega Brasil, do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do site da Prefeitura de Várzea Grande, na aba “Empregos”, para consultar as 130 vagas disponíveis nesta semana no município.

O Sine/VG também destaca a oferta de nove vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD), reforçando o compromisso com a inclusão e a ampliação do acesso ao mercado de trabalho.

As vagas são resultado da parceria contínua entre o Sine de Várzea Grande e o setor produtivo local, permitindo conectar as necessidades das empresas ao potencial da mão de obra do município. O serviço atua diariamente na intermediação entre empregadores e candidatos, contribuindo para a geração de renda, o fortalecimento da economia e a redução do desemprego na cidade.

As oportunidades desta semana são para ajudante de carga e descarga (1), assistente de compras (1), assistente de mídias sociais (1), atendente de lanchonete (10), auxiliar de cobrança (1), auxiliar de estoque (6), auxiliar de jardinagem em vias permanentes (2), auxiliar de limpeza (1), auxiliar de linha de produção (4), auxiliar de logística (1), auxiliar de marceneiro (2), auxiliar de pessoal (1), consultor de vendas (2), coveiro (1), empregado doméstico nos serviços gerais (1), encanador (1), encarregado de manutenção (3), engenheiro mecânico (1), forneiro de padaria (1), jardineiro (10), mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração (5), mecânico de manutenção de máquinas industriais (1), montador de estrutura metálica (3), motorista entregador (1), oficial de manutenção (5), oficial de manutenção civil (5), operador de empilhadeira (2), pedreiro (11), promotor de vendas (2), recepcionista atendente (2), servente de obras (30), soldador (6), subgerente de loja – operações comerciais (2), técnico em edificações (1), técnico de produção (1), técnico em segurança do trabalho (1) e torneiro mecânico (1).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA