Mato Grosso
Indea conta com novos drones para auxiliar ações de fiscalização e monitoramento
Mato Grosso
As atividades de fiscalização e monitoramento de defesa sanitária animal e vegetal desenvolvidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) ganharam reforço. Quatro novos drones foram adquiridos pela autarquia e passam nesta semana a auxiliar as ações de desenvolvidas pelos servidores dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Juara e Lucas do Rio Verde.
Desde 2021, quando os drones começaram a ser utilizados pelo Indea, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada no combate a irregularidades. Imagens aéreas captadas pelos equipamentos já possibilitaram a identificação de entradas clandestinas de gado oriundo da Bolívia sem procedência sanitária, descumprimento do vazio sanitário da soja e transporte irregular de agrotóxicos e sementes, entre outras infrações.
O investimento para a aquisição dos novos drones foi de R$ 68 mil, somando-se aos outros nove equipamentos já em operação nas unidades regionais.
“Esses drones proporcionam uma grande melhoria nas atividades, ampliam o nosso campo de visão, otimizam o trabalho e permitem acesso a áreas de difícil alcance sem a necessidade de deslocamento presencial”, destacou o coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos do Indea, Thiago Augusto Tunes.
Na área de defesa vegetal, os drones possibilitam o monitoramento aéreo de grandes propriedades de soja e algodão, auxiliando na fiscalização do vazio sanitário e no uso de agrotóxicos. Já na defesa animal, contribuem para vistorias em propriedades, quantificação de rebanhos, identificação de animais doentes e fiscalização de trânsito de animais.
A expectativa, de acordo com Thiago Tunes, é de que o uso dessa tecnologia seja ampliado para mais unidades do Indea, fazendo com que o raio de observância dos fiscais seja ainda maior e mais otimizada.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
OAB-MT manifesta apoio à advogada Áricka Cunha
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) manifesta solidariedade à advogada goiana Árícka Rosália Alves Cunha, que sofreu, nesta quinta-feira (16), grave violação de prerrogativas.
Em circunstâncias incompatíveis com a legislação vigente, o delegado de Polícia Civil Christian Zilmon Mata dos Santos invadiu seu escritório, em Pirenópolis, e efetuou sua prisão.
A advogada havia se manifestado em redes sociais sobre a atuação do delegado em procedimento anterior. Em resposta, ele adotou medidas arbitrárias.
A OAB-MT expressa seu mais absoluto repúdio ao ato, que afronta a inviolabilidade do escritório de advocacia e desrespeita as garantias previstas no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), especialmente no que se refere às hipóteses legais de prisão de advogados no exercício profissional.
Ressalta-se, ainda, a gravidade da condução com uso de algemas, em circunstância injustificável.
Diante dos fatos, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, parabeniza a atuação firme, célere e institucional do Sistema OAB, em especial da OAB-GO, do CFOAB e do Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas, pelas providências imediatas adotadas para apuração e responsabilização dos envolvidos.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22






