Cultura

Alcântara estreia uso de recursos do Rouanet Nordeste

Publicado em

Cultura

A cidade de Alcântara, no Maranhão, é o primeiro município brasileiro a apresentar na prática como estão sendo aplicados os recursos públicos do programa especial de fomento à cultura Rouanet Nordeste. O programa, lançado em 2025, é uma ação do Ministério da Cultura que disponibiliza R$ 40 milhões para 126 projetos culturais da região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

Neste fim de semana, o Festival Itinerante AfroSom vai levar manifestações da música regional afro-nordestina para apresentações gratuitas no município de Alcântara, no Maranhão.

O Grupo Coco Marajá do Cajueiro, Moleques do Samba e a banda de reggae Barba Branca se apresentam, a partir das seis da tarde, na Praça da Matriz.

Como parte da programação, também está prevista a Oficina de Dança Afro e Encantarias, ministrada por Zayda Moraes, mestra em artes, na sede da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sábado, às nove da manhã.

Programação e expansão do AfroSom

O projeto segue até outubro e percorrerá outras nove cidades maranhenses: Caxias, Raposa, São José de Ribamar, Pirapemas, Estreito, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Pinheiro e a capital, São Luís.

Em cada cidade, o projeto seguirá sempre o mesmo formato: apresentações culturais envolvendo gêneros como reggae, tambor de mina, tambor de crioula e bumba-meu-boi; e uma oficina artística formativa nas áreas de capoeira, dança, artesanato, audiovisual, religiões de matriz africana e patrimônio cultural da região.

Trinta grupos, bandas e coletivos musicais, além de dez DJs selecionados por curadoria, integram a iniciativa maranhense vinculada ao Rouanet Nordeste.

A ação quer garantir que mestras e mestres transmitam saberes ancestrais, fortaleçam tradições regionais e ampliem o acesso de jovens a essas referências, além de estimular a economia criativa de cada cidade que sediar o AfroSom.

No perfil afrosomfest, no Instagram, haverá atualização da programação em cada cidade e também o link com os formulários para acessar as oficinas.

Além desse, o Maranhão ainda irá executar outros sete projetos.  Entre os estados vinculados ao Programa Rouanet Nordeste, Pernambuco lidera o número de iniciativas selecionadas, com 28 propostas; seguida da Bahia, com 19.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Lugar de Mulher: festival exibe cinema feito por mulheres

Publicados

em

A força e a expertise das profissionais que atuam no audiovisual brasileiro vai ser mais uma vez celebrada em Salvador, na Bahia. 

Começa nesta quarta-feira (28), a 9a edição do Festival Lugar de Mulher é no Cinema, evento que reúne filmes dirigidos por mulheres e pessoas não binárias de diferentes partes do Brasil, colocando em circulação histórias, linguagens e olhares que ampliam as formas de fazer e pensar cinema. 

Este ano a programação de graça contempla 30 curtas e um filme longa-metragem. São produções vindas de 13 estados brasileiros.

O Festival e as Atividades Formativas vão de 28 de outubro a 1o de novembro, na sala Walter da Silveira, localizada no subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.  O evento começa às 19h com a exibição do filme “Salomé”, do diretor André Antônio. Antes da exibição acontece a homenagem à atriz e diretora Danny Barbosa, que faz parte do elenco do filme.

A programação está organizada em três mostras competitivas:

  • Mostra Frutos, com filmes de todo o Brasil;
  • Mostra Raízes, voltada para produções baianas;
  • e a Mostra Semente, com obras direcionadas à infância e à adolescência.

Também estão previstas sessões com filmes produzidos por estudantes universitários; e a exibição de um filme infantil produzido pela Escola Municipal Elysio Athayde, de Salvador.

Paralelo  à exibição dos filmes, acontece o evento “Conexões Audiovisuais”, que reúne  entre quinta (29) e sábado, profissionais convidadas para discutir desafios, experiências e perspectivas do setor. Os temas serão:

  • “Para além do protagonismo: trabalhadores trans no audiovisual brasileiro;
  • “Narrando o real: caminhos do mercado de documentários no Brasil”;
  • e “Cosmovisões e identidades: fabulações críticas no cinema de gênero”.

Participam do encontro profissionais do audiovisual que atuam em obras cinematográficas de horror, ficção científica e fantástico como campos de reflexão política e cultural.

As orientações de acesso às sessões e como participar dos eventos paralelos estão disponíveis no instagram oficial do evento e na página mulheresnocinema2026.com.br. 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA